Uma experiência transformadora

Em novembro de 2014 nós perdemos o Miguel. Estávamos no último dia de uma linda e desejada gravidez e, sem nenhum protocolo, recebemos essa notícia enquanto realizávamos uma escuta cardíaca na última consulta daquela jornada. A partir desse evento nossas vidas nunca mais foram as mesmas. Adentramos um universo completamente desconhecido para nós: o luto. 

Nos meses seguintes à perda começamos a produzir o documentário que chamamos de O Segundo Sol. No início queríamos conversar sobre o luto silencioso que é uma perda gestacional. Buscávamos algum tipo de representatividade social, por assim dizer. Mas encontramos nossa própria dor e superação nessa história. Após ouvir inúmeros relatos entendemos que existia algo diferente à nossa frente. Estávamos falando sobre transformação. Com 40 semanas ou com 40 anos a verdade é que ninguém deseja perder um filho. No entanto a vida não é feita somente daquilo que desejamos. Descobrimos, então, que existe uma elaboração. Que existe um segundo e um terceiro momento onde uma nova vida transborda. Com significados maiores, com novos pesos e novas medidas para aquilo que chamamos de "problemas". Então, de uma maneira muito honesta, é isso que você vai encontrar neste documentário: histórias reais de superação de pessoas que passaram pela dura experiência de dizer adeus aos seus filhos. 

O Segundo Sol está disponibilizado gratuitamente e está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Isso quer dizer que você pode baixar e distribuir esse material - desde que não exista uso comercial e que sua origem seja sempre citada. Ele foi produzimos de maneira independente, isso significa que apenas nós financiamos esse projeto. Nós nunca rentabilizamos/monetizamos/recebemos nenhum valor financeiro pelo material aqui exposto - uma premissa que estabelecemos no início dessa jornada. Queremos deixar esse material tão gratuito quanto possível - É a maneira que encontramos de colaborar com a dor (e com a superação) do próximo.

Aproveite. Assista gratuitamente e compartilhe com as famílias que passaram por essa experiência. Aproveitamos para deixar registrado aqui um imenso obrigado às pessoas que emprestaram suas histórias para que construíssemos essa narrativa - certamente o universo tornou-se um pouco melhor com esse ato.

 

Quem já falou sobre a gente